miércoles, 26 de mayo de 2010

Pêssankas‏

A Páscoa já passou, mas as Pêssankas são pintadas o ano inteiro

A arte cheia de significados das pêssankas

Photobucket

O ovo, um dos símbolos mais importantes e conhecidos da Páscoa, representa vida. Uma das tradições mais bonitas e antigas durante este período envolve justamente a entrega do ovo para familiares e amigos.

Mas não é um simples ovo. Ele traz mensagens como paz, harmonia, amor e saúde, além de ser uma verdadeira obra de arte. São as pêssankas, originárias da Ucrânia e que hoje não ficam mais restritas aos ucranianos e seus descendentes. Pessoas de todas as religiões e origens se interessam pelas pêssankas, que surgem a partir de um trabalho artesanal delicado e trabalhoso.

Photobucket

Pêssanka é um termo ucraniano, que traduzido quer dizer "escrever". São ovos de codorna, galinha ou avestruz (a clara e a gema são retiradas com um furinho na casca e o interior é preenchido com parafina para que não se quebrem com facilidade) ou de madeira e servem como objeto de decoração. Eles eram pintados com pincéis de nanquim que deixavam os traços bem finos dando a impressão de se estar escrevendo no ovo.

As mulheres ucranianas passavam o inverno confeccionando as pêssankas, aguardando o início da Primavera que era comemorada em março no leste europeu e presenteavam seus entes queridos. A antiga e tradicional Festa da Primavera transformou-se na Páscoa cristã, por se tratar da mesma época. Cada região da Ucrânia tem um modo de pintar ou de favorecer as cores das pêssankas.

Os desenhos na casca do ovo são feitos com cera de abelha. Para conseguir os detalhes das cores, as pêssankas são mergulhadas em tinta especial importada. Uma cobertura de cera de abelha é aplicada onde se deseja preservar a cor. Depois, os ovos passam por outras tintas.

Em cada etapa eles precisam secar naturalmente. Após esse processo, as pêssankas são lavadas e envernizadas. Uma pêssanka feita a partir de um ovo de galinha demora entre 4 e 5 horas para ficar pronta.

Cada desenho e cada cor, na pêssanka, possuem um significado. O amarelo representa sabedoria e prosperidade; o laranja, energia; o vermelho, vitalidade; azul, paz e harmonia; branco, pureza; lilás, transição; marrom, mãe terra.

O desenho de uma estrela significa saúde, por exemplo. Cada traço também tem uma representatividade. Um círculo dividido refere-se à polaridade e à dualidade.

Abaixo, uma tabela com os desenhos, cores e símbolos utilizados nas pêssankas e seus significados:

Preto
Representa o absoluto, o constante ou o eterno. Pode também representar a morte.

Branco
Pureza, inocência, e nascimento são os significados desta cor.



Amarelo
Símbolo da luz e da pureza. Fala da juventude, felicidade, colheita, hospitalidade, sabedoria, amor e benevolência.

Laranja
Resistência, a força e a ambição digna. Laranja também é a cor do fogo, e símbolo do sol. Representa a paixão moderada, estando entre o vermelho (paixão) e o amarelo (sabedoria).

Verde
Renovação na primavera, cor da fertilidade, frescor, saúde, esperança

Vermelho
É considerado uma cor positiva, significando a ação, fogo, desenvolvimento espiritual. Glorifica o sol e a alegria de viver. São normalmente indicadas pêssankas vermelhas para as crianças e para a juventude. Simboliza a paixão e o amor.

Marrom
Símbolo da mãe terra, trazendo seus presentes aos seus entes.

Azul
Simboliza o céu, o ar, a vida, verdade, fidelidade, confiança, talismã da saúde.

Roxo
Quando usado, simboliza fé, paciência e confiança.

Photobucket

No hay comentarios:

Publicar un comentario